quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Amor X Paixão



São sentimentos que se interligam, que se confundem, mas na realidade, existem diferenças fundamentais entre eles.

O amor é um sentimento suave que cresce e amadurece com o tempo, já a paixão é solúvel no tempo. Uma paixão é efémera, temporária, de curta duração, o encanto acaba e ela termina. Um sentimento que pode se converter em ódio, se torna perigoso porque é incontrolável.  Por outro lado o Amor é um sentimento abrangente. Chega suave e gostoso. O amor, desperta os melhores sentimentos que qualquer pessoa pode ter. As vezes se descobre o amor após uma longa amizade e é esse sentimento que conta.

Um erro, é querer "conquistar" o amor de alguém.
Pode-se "CONSEGUIR" o amor de alguém?

O amor, o ao contrário da Paixão, não pode ser unilateral e por isso não é "conquistado". Se a paixão pode ser vivida sem reciprocidade, o amor exige que seja recíproco. Ele é dado e recebido, em forma de doação. E essa troca de sentimentos é que forma a base de tudo.

É fácil apaixonar-se e “desapaixonar-se”, quando se ama de verdade, não é fácil deixar de amar. Existe uma forma universal de amar, que não implica no fato de que se ame a um certo alguém. É um amor mais abrangente, mais generalizado, mais generoso. É o amor universal, que se sente pelo próximo, pela natureza, desperta o espírito de fraternidade, e que busca a paz, a harmonia, o bem estar.

 > Paixão:
"É dor que faz com que a gente sinta aquele aperto no peito, aquela angustia que não deixa viver em paz. É ciume, dor, é apego desmedido, é sentimento de posse."



> Amar:
"É acreditar que se fez a escolha certa. É confiança, respeito, afeto, troca de experiências, sabedoria e amizade "


Você sabe diferenciar quando está amando e quando está apaixonado (a) ?

4 comentários:

  1. ADOREI A POSTAGEM AMOR X PAIXAO

    BJUSSS

    ResponderExcluir
  2. Nossa a mais pura verdade.
    Quando estamos apaixonadas podemos fazer loucuras por outra pessoa pelo puro pensamento egoista que esta pessoa nos pertence como um objeto.

    ResponderExcluir
  3. Paixão acelera o coração,dá um friozinho na barriga e dá saudade quando acaba!Paixão é sentir prazer!

    Amor é convivência,respeito,carinho e atenção
    Amor é sentimento inesplicavel! Só com o tempo vc descobre se é amor de verdade! Se termina e vc esquece não era amor,era momento!!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. gostei do amor universal...
    esse sem duvida vale a pena ser vivido!
    =)

    ResponderExcluir